sábado, 30 de junho de 2012

O Consolo do Espírito Santo

A palavra consolo é definida no dicionário como o ato ou efeito de trazer conforto; acalento. Os cristãos entendem mais o consolo do Espírito Santo como sendo aquela ajuda recebida nos momentos tristes.

Mas o que realmente vem a ser o consolo vindo da parte do Espírito Santo? Vejamos o que a Bíblia diz em:

a) Jo. 14-16;17: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós."

b) Jo. 14-26: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto tenho vos dito."

Agora analisemos as palavras de Jesus: na alternativa a, Cristo revela quem é o Espírito Santo e o mais interessante é o uso da expressão "outro Consolador". Em Matheus 11, a partir do verso 28, Jesus faz um convite para que venhamos a Ele e, dentre as promessas que faz, está a de trazer alívio e conforto. Assim sendo, podemos concluir que ele também tem o papel de Consolador. Depois disso, Ele se refere ao Espírito como sendo o "Espírito da Verdade" e, outra vez, mais uma lição nos é passada: se Ele diz em Jo. 14-6 que é o Caminho, a Verdade e a Vida, então de quem é o Espírito senão dele mesmo? Outro fato interessante é a exclusividade desse Espírito. Jesus deixa claro que o mundo não pode recebe-lo porque não O  vê nem o conhece. Somente aqueles que são de Deus tornam-se habitação de seu Santo Espírito.

O item b, neste caso, nos é mais revelador, porque nos ensina em que consiste, precipuamente, a presença do Espírito Santo em nós. Cristo diz: "... vos ensinará todas as coisas." ou seja, primeiramente, nos educar, instruir, capacitar, etc. E mais adiante ele completa: "...e vos fará lembrar de tudo quanto tenho vos dito." Eureca! Este é o ponto chave! O Espírito Santo nos consola toda vez que nos faz lembrar das Palavras do Senhor, de suas promessas, de quem somos por intermédio de Cristo e isso ocorre com mais intensidade quando estamos passando por diversidades. Isso nos renova, nos fortalece, nos alivia, nos faz perceber que não estamos sós, que há um Deus maravilhoso e poderoso a labutar por nós. Sermos instruídos em justiça pelo Espírito do Senhor e depois por Ele mesmo sermos lembrados de Sua grandeza é o que nos faz seguir adiante. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Atende Desejos ou Necessidades?