ECLESIOLOGIA – A DOUTRINA DA IGREJA
(FONTE: A BIBLIA DO EVANGELISTA – ESTUDOS ADICIONAIS)
A- CONSIDERAÇÕES NEGATIVAS
1- A IGREJA NÃO É O JUDAISMO CONTINUADO E AMPLIADO. EMBORA HAJA UMA CONTINUIDADE ENTRE OS REMIDOS. DE TODAS AS ERA A IGREJA É UM “NOVO HOMEM” (EF 2-15);
2- A IGREJA NÃO É O REINO. O REINO É O DOMÍNIO DE DEUS SOBRE A TERRA; A IGREJA É A NOIVA DE CRISTO.
B- O SIGNIFICADO E OS USOS DA PALAVRA
1- LITERALMENTE, ASSEMBLÉIA OU GRUPO “CHAMADO PARA FORA”
2- EM SEU USO , A PALAVRA IGREJA PODE SE REFERIR:
- À ASSEMBLÉIA DO POVO DE ISRAEL (AT 7-38)
- A UMA ASSEMBLÉIA DOS CIDADÃOS DE UMA CIDADE PAGÃ (AT 19-32, 39, 41)
- AO CORPO DE CRISTO (CL 1-18)
- A UMA IGREJA OU ASSEMBLÉIA LOCAL (I CO 1-2)
C- O SIGNIFICADO DO CORPO DE CRISTO
É AQUELE ORGANISMO ESPIRITUAL DO QUAL CRISTO É O CABEÇA E QUE SE COMPÕE DE TODOS OS REGENERADOS DESDE PENTECOSTES ATÉ O ARREBATAMENTO.
D- O SIGNICADO DE IGREJA EM SEU SENTIDO LOCAL
É UM GRUPO DE CRENTES PROFESSOS EM JESUS CRISTO , BATIZADOS EM NOME DE JESUS E ORGANIZADOS COM O PROPÓSITO DE FAZER A VONTADE DE DEUS.
A IGREJA LOCAL
A- SUA ORGANIZAÇÃO (HB 13-7, 17)
1- PRESBÍTEROS: SIGNICAODS E DISTINÇÕES - ENFATIZA O CARGO DE LÍDER NA IGREJA. BISPO ENFATIZA A FUNÇÃO COMO SUPERVISOR. PASTOR INDICA O DOM DE CUIDAR E ALIMENTAR O REBANHO (AT 20-28)
2- NÚMERO: CADA CIDADE TINHA UMA PLURALIDADE DE PRESBÍTEROS (AT 14-23), MAS CADA IGREJA-CASA PODE TER TIDO APENAS UM (OU MAIS) – I TM 3-1;7
3- DEVERES: CUIDAR OU SUPERVISIONAR (I TM 3-1), PRESIDIR (I TM 5-17), DEFENDER A SÃ DOUTRINA (TT I-9)
4- QUALIFICAÇÕES (I TM 3-1;6, TT 1-7;9) E ORDENAÇÃO (I TM 4-14, TT 1-5)
2- DIÁCONOS: SIGINIFICADO – SERVO, QUALIFICAÇÕES (ITM 3-8;10, 12-13)
1- DEVERES: AUXILIARES DOS PRESBÍTEROS (AT 6-1;6) E UM GRUPO OFICIALMENTE RECONHECIDO NA IGREJA (FP 1-1)
3- DIACONISAS: EXISTÊNCIA JUSTIFICADA COM BASE EM RM 16-1 E ITM 3-1;2.
AS ORDENANÇAS DA IGREJA
1- A CEIA DO SENHOR:
A- A ORDEM (I CO 11-23;26)
B- O SIGNIFICADO: É UM MEMORIAL.
C- FREQUENCIA: PARA A IGREJA PRIMITIVA, PARECE TER SIDO SEMANALMENTE (AT 20-7)
O BATISMO
SIGNIFICA IDENTIFICAÇÃO OU ASSOCIAÇÃO COM UMA MENSAGEM E/OU GRUPO. A PRÁTICA PARA A IGREJA PRIMITIVA ERA A IMERSÃO. ESTA, RETRATA MELHOR O QUE O MINISTÉRIO BATIZADOR DO ESPIRITO REALIZA, DE ACORDO COM ROMANOS 6.
SEU GOVERNO: TIPOS
1-IGREJA NACIONAL: EX. IGREJA LUTERANA NOS PAÍSES ESCANDINAVOS;
2- IGREJA HIERÁRQUICA: A CATÓLICA ROMANA;
3- GOVERNO FEDERAL: SISTEMA PRESBITERIANO EM QUE A CONGREGAÇÃO INVESTE DE AUTORIDADE UMA JUNTA DE PRESBÍTEROS E, OCASIONALMENTE, DIÁCONOS;
4- CONGREGACIONAL: COMO OS BATISTAS – A CONGREGAÇÃO DECIDE A MAIORIA DE SEUS ASSUNTOS.
SEU PROPÓSITO
A- GLORIFICAR;
B- EVANGELIZAR
C- PRODUZIR CRENTES MADUROS E SANTOS
D- CUIDAR DAS NECESSIDADES DE SEUS MEMBROS (ITM 5)
A IGREJA UNIVERSAL
1- O FATO DE SUA EXISTÊNCIA (MT 16-18, CL 1-18, EF 3-10)
2- SUA FUNDAÇÃO: CRISTO FOI SEU FUNDADOR, NO SENTIDO DE TER SIDO SEU MESTRE, CONSTRUTOR E ENVIADOR DO ESPÍRITO QUE DEU FORMA REAL AO CORPO DE CRISTO;
3- PENTENCOSTES: FOI SEU COMEÇO, JÁ QUE O CORPO DE CRISTO É FORMADO ATRAVÉS DA ATIVIDADE BATIZADORA DO ESPÍRITO (I CO 12-13), E ESTA COMEÇOU NO DIA DE PENTENCOSTES (AT 1-5, 11-15)
4- SEU FUNDAMENTO: CRISTO ( MT 16-18, I PE 2-4;8)
5- SUA FIGURAS: O PASTOR E AS OVELHAS (JO 10); A VIDEIRA E OS RAMOS (JO 15); A PEDRA ANGULAR E AS PEDRAS DO EDIFÍCIO ( EF 2-19;21); O SUMO SACERDOTE E UM REINO DE SACERDOTES (I PE 2); A CABEÇA E O CORPO (I CO 12); O ÚLTIMO ADÃO E A NOVA CRIAÇÃO (RM 5); O NOIVO E A NOIVA, O MARIDO E A ESPOSA (EF 5, AP 19)
O FIM DA ÉPOCA DA IGREJA
O ARREBATAMENTO: (2TS 2; AP 3-10;11, I TS 1-10)
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